Bem vindo!

Cantora, mãe de gato, uma sonhadora que adora a magia do teatro!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Origami's


(MEEEUS Tsuru's miniatura.Tem até um azul xadrezinho)

Não se tem registro exato de quando surgiu o Origami, mas acredita-se ter sido um costume religioso de épocas antigas, quando as divindades, representadas em papel, decoravam os templos.A prática do Origami favorece a concentração, destreza manual e paciência, além da satisfação pessoal de poder criar formas apenas com um pedaço de papel.



O papel foi inventado pelos chineses por volta do ano 105, e suas técnicas de fabricação foram mantidas em segredo por séculos, pois a exportação desse material gerava altos lucros. No século VII, monges coreanos levaram a técnica para o Japão e, um século depois, os árabes obtiveram este segredo. Somente por volta do século XII a Europa veio a conhecer o processo, que dois séculos mais tarde já se espalhava por todos os reinos cristãos.

Embora essa arte tivesse origem na China, a partir do manuseio do papel, foi no Japão que converteu-se numa prática comum. No início, estava presente nas cerimônias religiosas, envolvendo as oferendas que se faziam nos templos xintoístas, com a função de separar o puro do impuro. Esses envoltórios, cada vez mais elaborados e atraentes fizeram que o origami de um meio passasse a ser um fim. Desse modo, as dobraduras foram sendo apresentadas de diversas maneiras, seguindo determinadas regras básicas, respeitadas por todos que dobravam.

Junto com a imigração japonesa veio a técnica de se fazer o origami. Quando os japoneses imigraram para o Brasil, trouxeram com eles vários costumes japoneses que aqui procuraram preservar, entre eles, o Origami. Um destes imigrantes, chamado Takao Kamikawa, chegou com a família no ano 9 da era Showa para trabalhar nas fazendas de café. Dizem que ele costumava aos domingos reunir as crianças na Fazenda Barracão na cidade de Bauru e com pedaços de jornais que ele ajuntava e cortava em quadrados, entretia a criançada com figuras como "damashibune, hakama, tsuru, etc".


Materia do site:

domingo, 17 de julho de 2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Te Amar Assim...

Quando te vi pela primeira vez

Sabia que dali, tudo mudaria

Olhos de pessoa tão carente

Me davam uma sede tão ardente

Queria te pegar no colo

Te fazer um solo e não te largar.

Pensando que na vida tudo é fácil

O desprezo dói demais é como um aço

No peito atravessado

Quem diria, que eu nunca te teria?

Te amar assim é como querer voar e não saber

Querer respirar e não poder

Ser um poeta e não ter onde escrever.

Te amar assim é como ter dinheiro e não poder gastar

Sempre ter um leão pra enfrentar

E saber que dá tua boca nunca poderei provar.

( Raíssa Uliana)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cartola,charutos e um batom vermelho.


Meia luz, e a cartola faz uma sombra grande naquela parede atrás de cama.
Muitas festas,bebidas,grandes paixões.Arriscaria até um byronianismo para me embriagar desses prazeres.
- Pega um daqueles pra mim - aponto aos charutos.
Vivo a la francesa, querendo gozar desse Moulin Rouge de emoções, e fazendo minhas canções,fumando os que ela trouxe.
( Rah Uliana escrevendo como Manoel Cortês)

"Glamour é maquiagem" ( A la Marília Gabriela)







Nessa vida cheia de Ópios, lá vou eu comprar o meu.Vermelho? Rosa? Você precisa sentir, como isso cheira a látex. Me disseram que tem gosto de Don Pergignon, mas posso jurar que sentí a textura de borracha naquele odor.
Nude? Marrom?
Passo um vermelho, coloco um alto no pé. Com a cor do cabelo renovada, me vestí de fatale e sai.
Depois daquela noite, me peguei mensurando o valor da beleza. Ah, sabe o que mais me surpreendeu nele? É que ele gosta de mulheres inteligentes.

sábado, 11 de junho de 2011

Meu Vizinho Da Frente.

Ele me olha.
Finjo que não vejo.
Ele sabe que estou vendo.
Mas quer me pegar no flagra,
porque ele sabe que o vejo.
Ele tosse.
Finjo que não escuto.
Ele assovia.
Fiquei surda.
E ele?
... por hoje,
mas só por hoje,
ele desiste.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Desabafo

Fazendo uma pausa aos post´s de "Bairro Azul" que logo logo estarão de volta ( depende da minha criatividade, boa vontade, e não-vontade de postar sobre outras coisas enquanto crio um bairro que não existe com fatos que parecem clichês de filmes e livros já conhecidos, mas que servem para manter-me viva para mim mesma) venho aqui querendo falar que gosto mesmo de ler blogs e nem sempre comento. Apesar de blogueiro, não assídua, mas sempre que posso escrevo, e leio também.Tem algumas coisas desse blog que não sei mexer, mas gostaria muito de colocar, por exemplo uma imagem no início que seja minha cara...ah, e também as cores....nuss...num consigo escolher uma só fico horas escolhendo, mudando, fazendo enquete no msn, facebook...etc.
É tava com vontade falar e ser um pouco mais eu nesse post.Queria ganhar mais popularidade com ele. Não por pura vaidade.Mas de poder compartilhar coisas que normalmente não faria, pois as pessoas a minha volta parecem estar cada vez mais ligadas em futilidades: moda,festas badaladas,aquele fulano ou aquela fulana mais bonita que aparece.Enquanto que pra mim compartilhar textos,experiencias, personalidades, mundos( quando resolvo criar, como o querido "Bairro Azul" que está sendo postado com calma e carinho, e sendo escrito a lápis no meu "caderno de criações", porque não sei escrever direto aqui, gosto mais da emoção de escrever a mão e em papel)...
Bom acho que ja falei besteiras demais... Vou lá ver os fúteis.
Com carinho
Ráh Uliana

domingo, 5 de junho de 2011

Maitê Cordel

Com 16 anos e sem miolos na cabeça, era praxe ter paixonites sem sentido.Saia da sala em hora de aula para ver um monitor bonito.Moreno e bonito. Lindo sorriso, moreno e bonito.
Era tão interessante escutá-lo falar sobre...cervejas,festas...Interessante mesmo, era esperar que a quqlquer momento aqueles lábios que só falavam amenidades, pudessem num súbito descontrole, tomado por uma paixão ardente, encontrar os meus e selar um compromisso.
Encontrar nos corredores aqueles olhos que sempre se estreitavam quando me viam, os alvos dentes que se alargavam, sua mão quente...era único!
Inventava aulas extras pra minha mãe pra justificar ter que ir ao colégio de tarde.Assistia aula de turmas mais atrasadas que a minha...tudo para vê-lo.Dá até pra rir...
Professores eram um bom atrativo naquela época pra mim.Homens maduros, intelectuais,experientes...uma aventura se fossem casados- pura vaidade minha. E foi mais ou menos por ai que começaram minhas paixões impossíveis, as outras conto em uma próxima oportunidade.



Ráh Uliana escrevendo como Maitê Cordel.

domingo, 29 de maio de 2011

Já contei que tenho GATOS?

Esse é o Sapeca!
Essa é a Klarinha!

Tenho dois gato: a Klarinha e o Sapeca. Eles as vezes fazem coisas meio malucas com o tempo eu conto as doideras deles. Hoje quero dar ênfase na Klarinha cm o episódio que chamarei de "Transpumin". É, aquele que se passa pra descongestionar as vias aéreas...
Foi assim, minha irmã gripada passou no colo pra poder dormir e a gata, que dorme com ela no quarto,começou a lamber o lençol que cobria a Nanda (minha irmã), e puxar a blusa pra comer o remédio. Nanda vendo a loucura tirou a gata que em seguida a atacou, mordendo.Eu ri muito...kkkkkkkkkkk.
Esses gatinhos tem cada uma!

sábado, 28 de maio de 2011

Coral SAM...foi um prazer enorme cantar com vocês!



(Essa foto é meio antiga, mas adoro recordar essa época maravilhosa 7/04/2010)

Paula Lima > Essa nêga é tuuudo de bom!



Segundo a mãe de Paula, ela acordava cantando no berço quando tinha apenas três anos de idade. Ela teve aulas de piano dos sete aos dezessete anos e participava de festivais de canto na escola.

Paula se fomou em Direito no Mackenzie com a intenção de se tornar promotora. Após esse período, cursou também um ano de publicidade na FAAP.

Em 1992, no terceiro ano de faculdade, Paula participou da primeira banda, a Unidade Móvel, liderada por Eugênio Lima e Will Robson, que mais tarde gerou a Unidade Bop, com Paulo Checolli. Com a banda, lançou o CD Quebrando o Gelo do Clube pela gravadora Eldorado.

Em 1995, foi convidada por Skowa, a integrar o Grêmio Recreativo Amigos do Samba, Rock, Funk & Soul e, com a banda, participou do CD 23 de Jorge Ben Jor, nas faixas "Princesa" e "Engenho de Dentro". gravou com a dupla de Hip Hop Thaíde & DJ Hum a música Sr° Tempo Bom", no CD "Preste Atenção". Em 1997, fez parte da banda Zomba.

Entre 1998 e 2000, fez parte da Banda Funk Como Le Gusta participando do CD Roda de Funk. Foi convidada em 2000 por Bernardo Vilhena, diretor artístico da Regata Música, a gravar um CD solo intitulado "É Isso Aí" com Seu Jorge, que cede três músicas inéditas. O disco ainda conta com as participações de Gerson King Combo, Banda Black Rio, Ed Motta, Max de Castro, Ivo Meirelles, Funk'n'Lata e Xis.

No dia 19 de agosto de 2008, estreou como jurada no reality show Ídolos, na Rede Record, de onde saiu no ano de 2011, para dar lugar à cantora Luiza Possi.

Em 2010, Paula interpretou no Teatro Abril, em SP e no Vivo Rio, RJ, a protagonista Grizabella, no Musical Cats.

As maiores influências de Paula são Quincy Jones (tanto na carreira de cantor quanto na de produtor de Michael Jackson), Ella Fitzgerald, Elza Soares, Ed Motta, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Gerson King Comboentre outros.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Paula_Lima

sexta-feira, 27 de maio de 2011

(Des)compasso colorido


Tem a menina rica que acha que canta, um cronológicamente adulto com comportamento infantil e medo da mãe, o garanhão com cara de bad boy que tem medo da solidão.E é nesse meio que venho lutando pra me afinar comigo mesma.Nesse colorido de sons, encontro almas buscando a paz em coro,outras o reino dos negócios, da fama e outras superficialidades.Junto minha alma a dessas melodias ficando em dissonância...Querendo ser rosa, ser amarelo,ser azul...ser vermelho, ser laranja, ser roxo... Roxo de querer sempre mais desse descompasso de vida.
Ráh Uliana

terça-feira, 24 de maio de 2011

Biréli Lagrène > ele é inspirador!


"http://www.youtube.com/watch?v=6qHja9i9C4Y&NR=1">

Escutar esse cara, é gozar de boa música instrumental. Muito bom gosto e swing.Combinação perfeita!!!

Biréli Lagrène

Assistam todos! O cara é fera no violão.
http://www.youtube.com/watch?v=2yfQN8-tVlQ

Olhando blogs por ai,(inclusive até sigo o blog q achei esse cara): "Música que cuelga"; simpatizei com o Biréli Lagrène e resolvi procurar para abrir meus horizontes musicais.Achei muito lindas as musicas que ele toca. Vale a pena conferir!

domingo, 22 de maio de 2011

Bailarina, quero ver teus olhos brilharem de novo...

Sei que uma hora você vai me escutar, e me perdoar. As coisas não estavam tão simples e me importei muito mais com você do que comigo. Te deixei, para que pudesses ter paz, e decidisse que faria da tua vida, nesse mundo novo que enfrentavamos.
Sempre te vi inexperiente pela vida, e achei q faria um bem...Será que eu errei? Ou será que me expliquei mal? Ou será que...
Quando a raiva passar, as birras de adolescente acabarem, eu estarei aqui...

Clarice Lispector


" Sou composto por urgências:

minhas alegrias são intensas,

minhas tristezas absolutas.

Me entupo de ausências,

me esvazio de excessos.

Eu não caibo no estreito...

Eu só vivo nos extremos... "

quinta-feira, 17 de março de 2011

Nua de coração.

Te vi me olhando
Você quase veio falar
Te vi observando
Até meu jeito de andar

Você tenta chegar em mim
Mas não é desse jeito que eu tô afim
Você pode chegar
Mas desse jeito não vai rolar...

Frio e a chuva cai la fora
Você demora
Quanto vou ter que esperar?
Será que não vai notar?

Sua... só sua basta você acertar
Sua... sua, quase nua...ah...ah...
Sua quase...eh,e e e...

Vou esperando nesse jogo
Que você entre pra ganhar
Quero sentir seu fogo
Vem me conquistar

Não vem dizer que não dou chance
Só vejo azarar
Desde o inicio desse lance
Vem me amar...

Sua... só sua basta você acertar
Sua... sua, quase nua...ah...ah...
Sua quase...eh,e e e...